19 de fev. de 2011

Plágio e direitos autorais

O portal domínio público disponibiliza as teses e dissertações de todos os programas filiados à CAPES, visando disseminar o conhecimento por meio digital. No entanto, nem sempre os autores recebem os devidos créditos de suas pesquisas.

Em função dessas questões, a CAPES está lançando Campanha de Apoio de Combate ao Plágio.


Orientações Capes - Combate ao plágio 

Brasília (4/01/2011) - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recomenda, com base em orientações do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que as instituições de ensino públicas e privadas brasileiras adotem políticas de conscientização e informação sobre a propriedade intelectual, adotando procedimentos específicos que visem coibir a prática do plágio quando da redação de teses, monografias, artigos e outros textos por parte de alunos e outros membros de suas comunidades.



Não que não se possa utilizar a ideia dessas pesquisas, mas é sempre bom citar a fonte, reconhecendo a importância da mesma no estado da arte. Só assim o conhecimento pode ser difundido e os debates enriquecidos no processo de ensino-aprendizagem.

Que tal participarmos desta campanha?

Nenhum comentário: